23 janeiro 2008

Produto Natural Vs Fármaco para um mesmo sintoma

Iremos tomar como exemplo a toma do medicamento químico “Aspirina” e da planta “Salgueiro”.

Como se sabe, o princípio activo da aspirina é ácido acetil-salicilico. O ácido acetil-salicilico é sintetizado em laboratório sendo a “versão laboratorial” da estrutura bioquímica da planta salgueiro que tem na sua composição o ácido salicílico, tendo ambos efeitos analgésicos.

No caso da dor de cabeça, por exemplo, ao tomarmos Aspirina, a dor de cabeça passa mais rápido, mas em contrapartida deixa no organismo muitas toxinas difíceis de eliminar e podem aparecer alguns efeitos secundários. Ou seja, o organismo leva mais tempo a restabelecer a sua forma normal, livre de toxinas.

Quando ingerimos para a mesma dor de cabeça um extracto da planta Salgueiro, apesar do seu efeito ser mais lento, este não deixa resíduos tóxicos no organismo, isto porque a planta é mais biodisponível pela sua similitude com o organismo humano pois a estrutura bioquímica animal tem estrutura química semelhante à fitoquímica vegetal, restabelecendo-se mais rapidamente o organismo.

É aqui que está a diferença entre a toma de um medicamento químico e um natural para uma mesma situação. Actuando o natural da mesma forma, mesmo que mais lentamente, não intoxica o organismo e não provoca efeitos secundários.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá gostaria de entrar em contacto com vocês....mas não encontrei nenhum email associado ao blog torna se difícil assim comunicar-me com vocês.

Sendo assim transcrevo embaixo a minha questão que quero expor a vocês.

Gostaria de saber se me podem ceder este texto para publicar no site descrito no link, como também pedir se o posso fazê-lo sempre que necessitar de um texto correspondente a este blog referenciado tanto a pessoa que o escreveu como o link do blog.

O site é este: www.pplware.com encontrando-se também tópicos relacionados com saúde a qual vocês poderão visualizar algumas matérias sobre variados temas e que têm tido o maior sucesso no site.


Aguardo a vossa resposta.

Cumprimentos,
Fábio Palma

Carina Salvador disse...

Olá Fabio!

O nosso email é blog.naturologia@gmail.com.

Podes publicar os textos do blog, claro está, como referiste, referenciando a pessoa que o escreveu e o link do blog.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá Carina Salvador,


Obrigado pela tua resposta.


Já adicionei o mail para futuras questões e sugestões que me possam indicar.


Cumprimentos,

Fábio Palma

Anónimo disse...

Veja a que conclusão chegamos:

http://www.pplware.com/2008/01/29/saude-produto-natural-vs-farmaco/



Cumprimentos,

Fábio Palma

Peliteiro disse...

Que grande asneira!
Não sabe mais que um miúdo de 12 anos... Fazem falta algumas noções de química.