30 janeiro 2008

Qualidade dos Suplementos Alimentares

Num tempo em que cada vez mais pessoas procuram os Suplementos Alimentares, os chamados “medicamentos naturais”, e em que se ouve com alguma frequência perguntas do género “Então nas plantações de plantas medicinais não são utilizados pesticidas e herbicidas?”, a qualidade dos Suplementos Alimentares começa a ser questionada.

Então como podemos ter a certeza que o Suplemento Alimentar X ou Y é de qualidade? A resposta é simples. Temos que saber que o laboratório que os produz segue as normas GMP europeias.

As normas GMP ou Boas Práticas de Manufactura são um conjunto de normas e procedimentos que a industria farmacêutica tem que seguir, para conseguir que os produtos sejam fabricados de maneira consistente e de acordo com certos padrões de qualidade. Estas normas abarcam todos os aspectos da fabricação de produtos farmacêuticos, sejam eles químicos ou naturais, e têm 3 objectivos:
- Evitar erros durante o processo de fabrico dos produtos;
- Evitar a contaminação cruzada do produto fabricado com outros produtos;
- Garantir o acompanhamento ou rastreio do produto, desde a sua origem até ao fim da cadeia de fornecimento, cumprindo os procedimentos pré-estabelecidos e auto-suficientes que permitem conhecer a história, a localização e a trajectória de um produto ou lote de produtos ao longo da cadeia de fabrico e fornecimento.

Os laboratórios que seguem estas normas realizam várias análises e ensaios, nomeadamente:
- Valorização de princípios activos quantificados;
- Análise de metais pesados;
- Análise de pesticidas e herbicidas;
- Análise microbiológica;
- Análise de radioactividade;
- Ensaios toxicológicos;
- Ensaios clínicos in vivo e in vitro;
- Ensaios de envelhecimento acelerado (caducidade).

A base destas normativas de qualidade é garantir a segurança do paciente durante o uso de medicamentos destinados à prevenção e restabelecimento da saúde.

Como a população em geral não tem conhecimento de quais os laboratórios de Suplementos Alimentares que seguem estas normas, as pessoas devem evitar a auto-medicação e consultar um terapeuta credenciado que indicará o(s) Suplemento(s) Alimentar(es) adequado(s) a cada caso e que são de laboratórios que seguem estas normas.

Mais informações sobre as normas GMP em http://ec.europa.eu/enterprise/pharmaceuticals/eudralex/homev4.htm.

Sem comentários: