14 outubro 2007

Cãibra

As contracções agudas e muito dolorosas dos músculos produzem a sensação de cãibra. É mais comum na barriga das pernas (gastrocnémios), mas pode acontecer em qualquer dos grandes músculos, como por exemplo nas coxas, costas, pescoço ou abdómen. Pode ocorrer de repente e frequentemente sem aviso.

Causas: um factor muito importante é a circulação sanguínea deficitária nos músculos, especialmente se a cãibra surge com o exercício ou devido a um esforço. Nos atletas, ou pessoas que realizem esforços físicos excessivos, pode também haver um problema de carência de sal devido à sudação excessiva. Os movimentos repetitivos (ex: teclar no computador), podem provocar cãibras e produzir inflamação - a lesão do esforço repetitivo é uma consequência potencial do abuso de um conjunto de músculos. As cãibras nocturnas são provavelmente imputáveis ao défice circulatório, cansaço e stress, nestes casos a pessoa necessita de um tratamento geral.

Tratamentos

Tratamento manual
Para melhorar a circulação local e assim levar mais sangue e oxigénio aos músculos, é muitas vezes benéfico massajar a zona. Uma fricção firme é particularmente proveitosa , sempre feita em direcção ao coração.

Aromaterapia
Uso de óleos diluidos como o Zimbro, Alfazema, Manjerona, Alecrim ou mesmo pimenta preta. Todos são rubefacientes, i.e., dilatam os vasos sanguíneos locais e estimulam o aumento do fluxo sanguíneo. Os músculos aquecem e relaxam. Na cãibra frequente das pernas a massagem regular das pernas e das coxas com um ou mais destes óleos pode ajudar muito.

Fitoterapia
Uma das plantas mais eficazes para a cãibra é o Viburnum opulus, conhecido entre os jardineiros por rosa-de-gueldres ou bola-de-neve. Este é especifico para os espasmos músculares, tanto internamente (casos como dores menstruais ou cólicas abdominais) como localmente (cãibras).
Para o décife circulatório que produz as sensações de cãibra, poderá ainda ser proveitoso beber chá de Zingiber officinalis (Gengibre), especialmente à noite, para as cãibras nocturnas.

Homeopatia
Colchicum - cãibras normalmente na planta do pé
Cuprum met - cãibras fortes, que muitas vezes começam nos dedos dos pés ou das mãos e se espalham pelo membro; os sintomas agravam-se com o vento frio e muitas vezes surgem à noite
Gelsemium - cãibra do escritor, especialmente quando associada a cansaço mental ou tensão
Nux vomica - é mais frequentemente utilizado para problemas digestivos devido à ingestão excessiva de alimentos, mas pode ser útil para cãibras nocturnas

Naturopatia
Quando acontece uma cãibra, a primeira medida de auto-ajuda será alongar o músculo lesionado; por exemplo, se o músculo da barriga da perna sofreu um espasmo, este pode ser aliviado mantendo a perna direita e flexionando o pé (puxar para nós os dedos do pé) de modo a esticar os gastrocnémios, mesmo que no inicio seja muito doloroso. Se fizer exercício físico muito violento com tempo quente, pode dar-se o caso de ter de incluir mais sal na sua dieta, embora possa ser temporário e não deva haver abusos.
A aplicação alternada de compressas quentes e frias sobre as zonas afectadas é outra forma de melhorar a circulação local, no caso de cãibras repetidas.

Sem comentários: