29 fevereiro 2008

Nevralgia

A Nevralgia é uma dor aguda que tem origem no percurso de um ou mais nervos e pode ocorrer devido a uma série de causas; tanto a Ciática como a Zona dão origem a formas de dor nevrálgica. A nevralgia facial, que afecta o nervo trigémeo de um dos lados da face, pode provocar uma dor intensa e estar relacionada com stress, enxaqueca ou problemas dentários.

Tratamentos

Aromaterapia
O uso de compressas aquecidas, incluindo óleos analgésicos, sobre as áreas afectadas, pode proporcionar um grande alívio. Escolha os óleos de camomila, alfazema, manjerona ou alecrim - use alternadamente nas dores recorrentes, ou misture-os todos para um maior efeito.

Fitoterapia
Uma infusão de flores de Alfazema (Lavandula vera), Tília (Tilia europaea) e folhas de Alecrim (Rosmarinus officinalis) pode ajudar muito, não só a aliviar dores, como também a aliviar a tensão e a tonificar o sistema nervoso. Esta mistura também pode ser utilizada em compressas quentes, aplicadas directamente sobre a área. Outras duas infusões de ervas que ajudam são:
Erva de São-João (Hypericum perforatum): anti-inflamatório e reconstituinte nervoso.
Verbena (Verbena officinais): tónico nervoso e relaxante, muito útil quando a nevralgia está associada ao facto de se estar geralmente esgotado e exausto.

Homeopatia
A curto prazo, experimente os que se seguem:
Actaea rac: para nevralgia facial com dores no osso malar e como se comprimisse o globo ocular. As dores melhoram à noite.
Belladonna: para o rosto quente, escaldante e vermelho, com dores nevrálgicas localizadas sobretudo do lado direito e contracções dos músculos.
Gelsemium: para as dores que irradiam do pescoço para o rosto, possivelmente com alguma náusea; nevralgia associada a enxaqueca.

Naturopatia
A simples utilização de compressas quentes e frias alternadas, 3-4 minutos quentes e no máximo 1 minuto fria, repetida várias vezes, pode aliviar as dores.
Nos doentes crónicos, um suplemento de vitaminas do complexo B pode ajudar a nutrir o sistema nervoso. Além disso, procure maneiras de reduzir o stress, como aulas de relaxamento ou ioga.

Sem comentários: