Gota
Esta doença ocorre quando há um excesso de ácido úrico no organismo e os rins não são capazes de o eliminar eficazmente. O ácido cristaliza em pequenos depósitos pontiagudos, semelhantes a agulhas em miniatura; estes cristais agrupam-se nas articulações, muitas vezes nos dedos dos pés, mas também noutro qualquer ponto do corpo, como os lóbulos das orelhas, ocasionando dores intensas e inflamação. Os primeiros sinais de ataque podem, com efeito, consistir na sensação febril, antes de incharem as articulações.
Tratamentos
Aromaterapia
Num ataque agudo não é apropriado massajar a área afectada, porque está demasiado inflamada. Em vez disso, aplique óleos em compressas frias para diminuir o desconforto. Para obter um efeito desintoxicante, experimente os óleos de cipreste, funcho, zimbro, limão ou pinheiro. Também podem ser utilizados no banho. À medida que o inchaço e a inflamação desaparecem, use óleo de alfazema ou alecrim para aquecer localmente e dispersar as toxinas acumuladas nas articulações.
Fitoterapia
A planta clássica é, sem dúvida, a semente de aipo (Apium graveolens); pode ser tomada em comprimidos, ou fazendo um chá com 5mL (1 colher de chá) de sementes, ligeiramente esmagadas, e 300mL (1,25 chávena) de água a ferver. Tome 2 ou 3 chávenas por dia nos ataques agudos de gota, para estimular bem a excreção de ácido úrico.
Plantas mais directamente anti-inflamatórias como a ulmeira (Filipendula ulmaria) em infusão, o salgueiro-branco (Salix alba) em decocção ou o harpago ou garra-do-diabo (Harpagophytum procumbens) em comprimidos ou cápsulas, podem ser tomadas juntamente com as sementes de aipo. Uma planta de limpeza geral a usar regularmente nos casos de gota crónica é o urtigão (Urtica dioica): beba-a em chá, 1 ou 2 chávenas por dia, durante um mês.
Homeopatia
Dois homeopáticos que muitas vezes proporcionam algum alívio são:
Arnica: para os ataques de gota repetidos, especialmente se afectam o dedo grande do pé, com articulações quentes, dolorosas e muito moles.
Rhus tox: homeopático para a maior parte dos problemas de reumatismo ou artritismo; indicado para o inchaço duro e doloroso das articulações - nos ataques ligeiros, podem ser confundidos com um calo, ou com a inflamação de um joanete.
Naturopatia
Aplique compressas frias para diminuir o inchaço, passando mais tarde para aplicações quentes/frias, para estimular a circulação na articulação. Aumente o consumo de vegetais, especialmente crus ou em sumos, para maior quantidade de alcalinos, e suprima o queijo, vinho tinto (se possível todo o álcool), carnes vermelhas, café e chá forte. Quando o inchaço e a inflamação tiverem regredido, faça mais exercício para manter a mobilidade das articulações.
Beba muita água mineral ou de nascentes para estimular a actividade dos rins. A dor pode ser aliviada por meio de algumas das plantas atrás mencionadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário