Moxibustão
A moxibustão consiste na aplicação de calor sobre pontos específicos do corpo para tratar determinadas patologias e conseguir um adequado fluxo de Qi no meridiano. Habitualmente o calor consegue-se queimando folhas secas de Artemisia (Artemisia vulgaris), chamada Moxa, perto da pele.
O método directo consiste em enrolar as folhas secas de Moxa em pequenos cones, colocando-os directamente sobre a pele. Acende-se a ponta do cone, apagando-a assim que se sentir calor. No método indirecto, os cilindros de Moxa previamente enrolados acendem-se e mantêm-se perto da pele até se sentir o calor.
Por vezes arde-se um bocado de Moxa dentro de um recipiente especial e coloca-se nas costas para se conseguir que o calor chegue a uma zona mais extensa, como os rins. Também se pode colocar a Moxa sobre uma lâmina de gengibre ou de alho, ou colocar-se sobre sal para conseguir efeitos mais específicos. O gengibre ajuda a activar a circulação, enquanto que o alho tem um efeito mais asséptico.
A Moxa utiliza-se numa ampla gama de patologias, como contracturas cervicais, resfriamento, lombalgias, ombro rígido e astenia e tem efeitos revigorantes e caloríferos.
1 comentário:
Já fiz e resultou :)
Sou fã da Med Trad. Chinesa
Enviar um comentário